Mulheres

As mulheres são parte significativa da agricultura familiar e essenciais para gerar o desenvolvimento rural sustentável. Se por si as mulheres são fortes, mais fortes ficam quando organizadas. E é a partir dessa compreensão que a FETRAF-RS aposta nos coletivos de mulheres. Espaços próprios da organização das mulheres da agricultura familiar, que se faz presente nos sindicatos e associações da base e na organização estadual, através do coletivo estadual de mulheres da FETRAF-RS. 

O coletivo estadual de mulheres é o espaço que reúne as mulheres coordenadoras dos coletivos municipais e que tem por objetivo representar as agricultoras familiares, articular formações e capacitações das mulheres em vista do empoderamento feminino e construir a pauta e as ações de lutas das mulheres em busca do combate ao machismo e as violências contra a mulher, a criação e o acesso a programas e políticas públicas que visem a inclusão produtiva e o acesso a direitos, como moradia, saúde e educação e, em especial, a participação e a autonomia das mulheres.  

Os coletivos de mulheres também estão representados na Coordenação Executiva da FETRAF-RS, onde uma mulher é eleita no processo de congresso para a secretaria de mulheres. A secretaria de mulheres tem a função de coordenar, articular e representar as mulheres da agricultura familiar e seus coletivos, durante o período do mandato de três anos.