Compreendendo a importância das juventudes para a agricultura familiar e a necessidade de se pensar e construir ações que visem a criação de programas e políticas públicas que possibilitem a permanência e/ou retorno do jovem ao campo com inclusão produtiva e qualidade de vida, a FETRAF-RS constitui seu coletivo estadual de jovens, o qual é formado a partir de jovens sindicalistas indicados pelas regiões e sindicatos e associações. 

O Coletivo estadual de jovens da FETRAF-RS tem por objetivo construir a pauta e as ações da juventude da agricultura familiar e ajudar os coletivos de jovens dos sindicatos e associações a se organizar e discutir as suas pautas e ações a nível local. Também é papel do coletivo pensar formações para os jovens e coletivos, buscando tratar de temas como: inclusão produtiva, gestão, consciência de classe e o desenvolvimento de lideranças sindicais e comunitárias. 

Para coordenar, articular e representar a juventude da agricultura familiar e os coletivos de jovens, a FETRAF-RS conta com um jovem na Coordenação Executiva da FETRAF-RS, o qual é eleito no processo de congresso da FETRAF-RS para o mandato de três anos.